Como a Aromaterapia Pode Auxiliar a Combater o Stress?

 em Bem-estar

Nos dias de hoje, o nosso cotidiano é repleto de compromissos. Somos solicitados o tempo todo. Nem mesmo as crianças são poupadas do ritmo de vida acelerado. Parece que nunca conseguimos cumprir a nossa agenda! Essa falta de controle sobre a nossa vida pessoal e profissional é um dos maiores agentes estressantes. Diante dessas situações, surge uma reação do organismo devido tanta estimulação: o stress que devemos combater.

O corpo se coloca em estado de alerta, o coração bate mais forte!

Causas do Stress

  1. Causas físicas: um grande esforço, uma doença ou excesso de trabalho, por exemplo;
  2. Causas psicológicas: problemas emocionais, preocupações com o trabalho, com os familiares, com a situação econômica etc.

Mas, o que é o stress?

O stress é uma reação reflexa do organismo, tanto psicológica quanto fisiológica, diante de uma situação difícil, que exige uma reação. O corpo fica em estado de alerta, o coração bate mais rápido e a tensão é presente. A princípio, nós não precisamos combater o stress, pois ele é uma reação positiva e necessária. Ele estimula e é motivador da ação. O organismo reage aos fatores estressantes adaptando o corpo às exigências impostas e necessárias à sobrevivência. Ou seja, aumenta o ritmo cardíaco, a taxa de adrenalina…

O problema não está nessas reações em si, elas são uma resposta natural e necessária à nossa sobrevivência. O problema está na permanência das causas estressantes por um tempo demasiadamente longo, que farão com que o corpo permaneça em estado de alerta por grandes períodos. Essa situação levará ao cansaço, ansiedade, hiperatividade, problemas para dormir, baixa imunológica, desenvolvimento de doenças físicas e emocionais, dentre outros problemas.

Problemas Causados Pelo Stress

Quando o Estado de Stress Se Instala por Muito Tempo, ou É Excessivo, Ele Pode Causar Problemas de Todo Tipo Como, Por Exemplo:

  1. Problemas físicos: tensões musculares, problemas digestivos, problemas de sono, dores de cabeça, palpitações, cansaço etc.
  2. Problemas emocionais: agitação, irritação, nervosismo, indecisão, ansiedade, tristeza, problemas de libido, dificuldade de concentração, baixa autoestima, dentre outros.
  3. Problemas comportamentais: pessimismo, compulsão alimentar, consumo excessivo de tabaco, chocolate, açúcar e outros.

A Aromaterapia Para Combater o Stress!

aromaterapia-para-stress

Convivemos, diariamente, com inúmeros os agentes estressantes. Isso é algo que, via de regra, não podemos mudar. Nem sempre podemos agir sobre eles, é verdade, mas, certamente, podemos agir sobre nossa reação perante eles. Ou seja, nós não podemos controlar os acontecimentos, mas podemos escolher a forma de lidar com eles. Podemos escolher a nossa maneira de viver.

Se essa situação é contínua, a nossa qualidade de vida é roubada, isso é inquestionável. Ele é um veneno que, além de nos deixar suscetíveis a várias doenças, também as provoca, e é por isso que precisamos combater o stress. A boa notícia é que a aromaterapia pode nos ajudar a controlá-lo, de uma forma natural. Vários óleos essenciais possuem um efeito calmante e auxiliam na luta contra o stress, favorecendo a concentração, o ânimo e o bem-estar emocional e físico, fundamentais para levarmos uma vida saudável e feliz. Há também a possibilidade de aliarmos os óleos a práticas de exercícios, como o yoga, para trazer esses efeitos de forma mais consistente.

A aromaterapia é um método natural, que utiliza os óleos essenciais para promover um rápido bem-estar e ajudar a superar as dificuldades diárias. Para se ter uma boa saúde é preciso se sentir bem. Os aromas provocam uma imediata mudança sobre o estado emocional ao combater o stress: acalma as agitações, propicia o relaxamento do corpo e estimula o bem-estar.

Como os Óleos Essenciais Auxiliam a Combater o Stress?

Os óleos essenciais são concentrados de moléculas aromáticas, ricos em propriedades terapêuticas. Eles podem ser usados para combater o stress, em razão das suas inúmeras propriedades calmantes, relaxantes, sedativas, antiespasmódicas, antálgicas, estimulantes, tonificantes, dentre outras.

Em razão de suas propriedades, os óleos essenciais são muito indicados para ajudar o organismo a lutar contra os sintomas do stress e a restabelecer o equilíbrio das emoções e do corpo.

Descubra a resposta para outras dúvidas que você pode ter sobre os óleos essenciais aqui.

Como Agem os Óleos Essenciais no Combate aos Sintomas do Stress?

Contra os sintomas do stress, os óleos essenciais são muito eficazes quando usados pela via olfativa e cutânea.

Os óleos essenciais possuem perfumes maravilhosos que agem imediatamente sobre a esfera emocional por meio do meio do olfato. Além disso, as propriedades bioquímicas das moléculas, que fazem parte de suas composições, agem, rapidamente, promovendo o relaxamento da musculatura, aliviando a dor, ativando a circulação periférica, eliminando as toxinas, oxigenando os tecidos e causando enorme conforto e bem-estar.

Se você quiser saber mais sobre esse e outros benefícios dos óleos essenciais, leia nosso artigo sobre isso.

A Aromaterapia Pela Via Olfativa

Graças às suas propriedades voláteis, os óleos essenciais penetram nas vias respiratórias e atingem o sistema límbico do cérebro, que é ligado às nossas emoções, lembranças e aprendizado. Imediatamente, o seu aroma age sobre o estado emocional.

Em caso de tensão emocional, deve-se aplicar o óleo aromaterápico, previamente diluído, sobre as têmporas, atrás das orelhas, plexus solar, antebraço e punhos. Essa aplicação cria uma “bolha aromática” que permite à pessoa se beneficiar dos vapores perfumados, calmantes e relaxantes dos óleos essenciais.

A Aromaterapia Pela Via Cutânea

A aplicação dos óleos essenciais sobre a pele é particularmente indicada para o alívio da ansiedade, da rigidez e das dores musculares.

Os óleos essenciais têm uma grande afinidade com a epiderme. Essa é uma das razões da grande rapidez de ação da aromaterapia. Quando aplicados em massagens sobre a pele ou, quando são usados em banhos, suas moléculas aromáticas atingem rapidamente a circulação sanguínea e promovem um enorme bem-estar.

A ação terapêutica dos óleos essenciais se casa maravilhosamente bem com a massagem e com o banho. Usados assim, eles favorecem o relaxamento das tensões acumuladas e promovem o alívio de músculos e articulações enrijecidos, tensos e doloridos.

Quais Óleos Essenciais Escolher Para Combater o Stress?

Para combater o stress emocional e físico, existem vários óleos essenciais que podem ser indicados. A Bleuet Aromaterapia elegeu 6 óleos essenciais em razão de suas propriedades tranquilizantes, calmantes, revigorantes, anti-inflamatórias, ativadoras da circulação periférica, desintoxicantes e relaxantes musculares, para compor o óleo aromaterápico CALMA. São eles:

  • Óleo essencial de manjerona;
  • Óleo essencial de lemongrass;
  • Óleo essencial de ylang-ylang;
  • Óleo essencial de laranja;
  • Óleo essencial de cedro da virgínia;
  • Óleo essencial de lavandim.

Seja pela via olfativa, em massagem ou no banho, a associação de óleos essenciais é sempre interessante porque ela também associa benefícios e potencializa dos efeitos dos óleos essenciais. A combinação de vários óleos essenciais é mais potente para combater o stress do que o uso individual de cada um. A vantagem de utilizar vários óleos essenciais é que assim, podemos tratar vários problemas ao mesmo tempo.

Óleo Aromaterápico Bleuet CALMA

Calma Bleuet Oleos Essenciais

 

Para promover uma melhor qualidade de vida, a Bleuet Aromaterapia criou o óleo aromaterápico CALMA. Composto por seis óleos essenciais cuidadosamente combinados e em alta concentração, com propriedades tranquilizantes, revigorantes, anti-inflamatórias e relaxantes musculares, que favorecem o sono, ajudam a aliviar as tensões diárias, promovendo bem-estar, equilíbrio e vitalidade. Seus óleos vegetais de semente de uva, semente de maracujá e pracaxi combatem os radicais livres, hidratam e regeneram a pele.

O Óleo CALMA Age de Duas Formas:

  1. Pela via olfativa: o seu aroma é extremamente relaxante, e;
  2. Pela via cutânea: as propriedades das moléculas dos óleos essenciais relaxam, desintoxicam e aliviam músculos e articulações tensos, sensíveis e doloridos.

Uma Boa Noite de Sono!

Quando os dias são muito tensos ou agitados, o sono fica prejudicado. Sem dormir, o cansaço se instala. Nada melhor do que uma massagem ou um banho com óleos essenciais antes de se deitar. Para essas finalidades, os óleos essenciais precisam estar previamente diluídos em óleos vegetais. O óleo aromaterápico Bleuet CALMA traz essa facilidade. Eles estão prontos para serem usados.

Você verá que, com a aromaterapia, a noite será muito mais calma!

Postagens Recentes
0

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar