Aromaterapia: O Que É e Como Utilizar Óleos Essenciais

 em Conhecendo a Aromaterapia

A aromaterapia é um ramo da fitoterapia que possui várias finalidades terapêuticas, sejam elas preventivas, curativas, relaxantes, estéticas, de conforto e bem-estar. É um ramo especializado que trabalha apenas com a parte do mundo vegetal que possui aroma. Das plantas aromáticas são extraídos os óleos essenciais, substâncias altamente concentradas e ativas, que muitos estudiosos denominam de a “alma da planta”. Pode-se dizer que a aromaterapia possui a genialidade de transformar uma planta do estado sólido para o estado líquido, na forma de óleo essencial.

A aromaterapia científica ou aromatologia é uma ciência que estuda os óleos essenciais, baseando-se em uma metodologia rigorosa e dados científicos confirmados por laboratórios.

Óleo Essencial: O que são Óleos Essenciais 

oleos-essenciais-o-que-e

O óleo essencial é o componente olfativo encontrado em toda planta odorante. Eles fazem parte do seu sistema de defesa e podem ser extraídos de várias maneiras, a principal é a destilação a vapor d´água. O princípio é simples, consiste em fazer passar o vapor quente pela planta para extrair a sua parte volátil, os óleos essenciais. Este vapor é coletado e resfriado. Dele obtemos o óleo essencial, o hidrolato e a água floral.

Cada óleo essencial possui a sua identidade própria, que varia conforme a sua composição química. Eles podem ser utilizados de múltiplas formas: difusão aérea, aplicação cutânea, banhos, massagem, via oral, via retal. Entretanto, por serem muito concentrados e muito ativos eles devem ser usados com conhecimento, cuidado, critério e parcimônia.

Rapidez e Eficácia

Aplicado sobre a pele, o óleo essencial é rapidamente absorvido, entra em contato com o circuito sanguíneo e, por meio dele, atinge todo o organismo. Isso ocorre em poucos minutos. Nesse sentido, podemos dizer que a aromaterapia está no “ar do tempo” presente pois todos estão apressados, exigem resultados efetivos, rapidez de ação e gestos simples de aplicação.

Aromaterapia: bem-estar físico e emocional

oleo-essencial-como-usar

Para responder às diversas demandas terapêuticas, a aromaterapia usa os óleos essenciais para tratar o físico das pessoas, levando em consideração as suas diferentes moléculas, que possuem atuações específicas no organismo. Mas é preciso lembrar que os óleos essenciais também agem sobre os seus aspectos emocionais. Deliciosamente perfumados, eles permitem que a aromaterapia seja igualmente utilizada para atuar sobre o bem-estar emocional. Essa característica não pode ser desprezada tendo em vista que grande parte das doenças tem fundo emocional.

Pode-se dizer que a aromaterapia harmoniza a saúde física e emocional pois, além de tratar a parte física, os óleos essenciais, pelo aroma, têm uma ação importante sobre o sistema límbico, que é ligado às emoções.

Os óleos essenciais são presentes terapêuticos para cuidar das pessoas.

Postagens Recentes
0

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar