Aromaterapia Para Atletas: Como Utilizar Óleos Essenciais Para Rotina de Treinos

 em Esportes

Cansaço, dores, contusões, torsões, distensões musculares, câimbras, tendinites … todos esses problemas ocorrem em alguns ou em vários momentos da vida de um esportista, seja ele profissional ou amador. Em muitos casos, eles decorrem de um despreparo físico, falta de aquecimento, desgaste normal do corpo ou por uma sobrecarga de treinos.

Você sabe como otimizar sua rotina de treinos e a recuperação? Em todas essas situações, a aromaterapia – que é um ramo da fitoterapia, baseado no uso dos óleos essenciais – é eficaz para proteger músculos, articulações e auxiliar na recuperação de lesões e fadiga. Os óleos essenciais são verdadeiros aliados dos esportistas!

Aromaterapia Para Atletas: O Que É?

O esporte é uma prática maravilhosa, apreciada desde a antiguidade pelo bem-estar que proporciona e pela sua importância para uma boa saúde. Contudo, ele também pode expor o corpo aos seus limites e causar tendinites, contusões, torsões, distensões musculares…  

Qualquer que seja o nível do atleta, a aromaterapia esportiva pode ajudá-lo na preparação para o esforço e na otimização de sua recuperação. Seja para aquecer os músculos, soltar as articulações, aliviar dores e câimbras ou prevenir riscos inflamatórios, os óleos essenciais proporcionam, naturalmente, inúmeros benefícios aos atletas pois são substâncias ultraconcentradas em princípios ativos naturais anti-inflamatórios, antirreumáticos, antálgicos, venotônicos, ativadores da microcirculação sanguínea e linfática. Para se ter uma ideia, são necessários, em média, 150 kg de lavanda para se obter 1 kg de seu óleo essencial. Segundo o médico francês Dr. Valnet, os óleos essenciais são “a parte atômica da planta”. Eles são o que de mais precioso elas têm para nos oferecer.

Se você ainda não conhece Óleos Essenciais , comece lendo esse artigo sobre Óleos Essenciais Para Problemas do Dia A Dia

Por que Utilizar Óleos Essenciais para Rotina de Treinos?

Os óleos essenciais são de uma eficácia incrível na prevenção de lesões e no alívio de dores e inflamações. Além de serem riquíssimos em princípios ativos, eles penetram muito rapidamente na epiderme e agem sobre as zonas doloridas antes de se difundirem pela circulação sanguínea. Os seus efeitos podem ser sentidos quase que imediatamente.

A aromaterapia é uma terapia complementar indispensável para toda prática esportiva que solicita músculos, tendões e articulações. Extremamente poderosos e eficazes, os óleos essenciais, em razão de suas moléculas bioquímicas, possuem inúmeras propriedades terapêuticas, como por exemplo: antissépticas, anti-inflamatórias, antiespasmódicas, relaxantes musculares, desintoxicantes, antálgicas, cicatrizantes.

Diferentemente dos anti-inflamatórios farmacêuticos, o emprego dos óleos essenciais para aliviar as tensões articulares ou musculares em uma massagem esportiva não possui efeito secundário. A sua utilização não é proibida nas competições de alto nível.

É preciso ressaltar que os óleos essenciais não devem ser aplicados puros sobre a pele. Por serem muito ativos, eles devem ser diluídos em óleos vegetais para a sua aplicação. Utilizados em sinergia, como são as formulações da Bleuet, eles são ainda mais eficazes.

COMO A AROMATERAPIA E ÓLEOS ESSENCIAIS AJUDAM ATLETAS:

rotina-de-treinos-aromaterapia-para-atletas

  • Ajuda no Pré Treino: A preparação para o esforço

Para evitar câimbras, contraturas e tendinites é imprescindível aquecer os músculos e articulações antes da prática esportiva. É importante acordar os músculos antes do esforço e trabalhar as articulações massageando-as com óleos essenciais estimulantes como a gaultéria, o cedro da virgínia, cipreste, eucalipto, lavandim, alecrim. Deve-se friccionar vigorosamente músculos (sempre no sentido de baixo para cima) durante alguns minutos. Esses gestos simples servem para elevar a temperatura interna e ativar a microcirculação a fim de obter uma resposta muscular otimizada.

2) Facilita a recuperação Pós Treino: o uso da aromaterapia após o esforço

Os óleos essenciais ajudam a reduzir o tempo de recuperação após o esforço físico, permitindo uma retomada mais rápida das sessões de treinos. A massagem aromaterápica (massagem com óleos essenciais) diminui a fadiga muscular graças aos efeitos que alguns óleos essenciais possuem sobre o relaxamento muscular e a descongestão dos tecidos. Por suas propriedades anti-inflamatórias, eles aliviam pontos inflamatórios em nível muscular a articular. Instantaneamente, a zona massageada fica melhor irrigada e aquecida em seu interior permitindo a eliminação dos rejeitos metabólicos produzidos durante o treino, evitando dores e desconfortos.

Para uma combinação eficaz, equilibrada e potencializada de óleos essenciais, Bleuet criou Movimento, uma sinergia de 10 óleos essenciais, com propriedades anti-inflamatórias, antirreumáticas, antálgicas (para o alívio imediato dos desconfortos) e desintoxicantes para favorecer a eliminação do excesso de líquidos e o acúmulo de toxinas responsáveis pelas dores.

Após a prática do esporte, os óleos essenciais devem ser aplicados em massagens profundas e prolongadas sobre toda a região contraída e dolorida. Pode-se aplicar duas a três vezes ao dia, até a melhora completa do desconforto.

3) Auxilia no equilíbrio mental e na concentração para treinos

Além de intervirem com grande rapidez e eficácia no estado físico, os óleos essenciais também agem sobre o sistema nervoso favorecendo a concentração. Na aromaterapia, os óleos essenciais também agem sobre a esfera mental: concentração, força de vontade, confiança em si próprio, perseverança, antiestresse – qualidades necessárias para gerenciar o estresse e a pressão que acompanha as competições esportivas.

4) Alivia as dores musculares nos Atletas

Os óleos essenciais antálgicos aliviam a dor. Os mais aconselhados para essa finalidade são a gaultéria, eucalipto, alecrim. O número 1 no podium é a gaultéria. Ele é o aliado imprescindível dos esportistas. Sua rica composição em salicilato de metila o torna uma verdadeira “aspirina natural”.

O eucalipto também é um poderoso antálgico muscular. Ele é muito apreciado por sua capacidade de tratar eficazmente as contraturas, estiramentos musculares, tendinites, torsões, artroses, reumatismos. O alecrim, além de aliviar as dores, é um poderoso relaxante muscular que atua eficazmente contra as câimbras. É ideal para a preparação para o esforço ou para relaxá-lo após a prática esportiva.

5) Alivia dores articulares

A prática de certas modalidades esportivas, o frio, a umidade do clima e a idade estão, frequentemente, ligados à origem das sensibilidades articulares. A massagem com óleos essenciais com propriedades antirreumáticas proporciona um bem-estar imediato a essas regiões sensíveis. Uma aplicação de calor sobre o local potencializa a ação.

6) Alivia dores nas costas

Nesse caso, o ideal é massagear as costas de manhã e à noite, privilegiando as laterais da coluna vertebral para drenar as toxinas e relaxar os músculos contraídos. Os princípios ativos contidos nos óleos essenciais atuam diretamente nos pontos nevrálgicos.

7) Trata Hematomas

Choques, batidas, contusões são frequentes na vida de um esportista, seja ele praticante de esporte de combate, esportes coletivos, bicicletas etc.  O óleo essencial de cipreste e katafray tratam eficazmente os hematomas eliminando o azulado em poucos dias.

QUAL O ÓLEO ESSENCIAL IDEAL  PARA TREINOS?

Óleo Bleuet Movimento para Atletas

Movimento Bleuet Oleos Essenciais

 

Para o cuidado com os atletas, a Bleuet propõe Movimento, um óleo corporal exclusivo e inédito. Movimento é composto por 10 óleos essenciais ricos em propriedades anti-inflamatórias, antirreumáticas, antálgicas e drenantes, cuidadosamente associados e em alta concentração. É ideal para aplicar antes do esforço físico– para preparar músculos e articulações – e após a prática esportiva para diminuir a fadiga, eliminar dores e toxinas a fim de reduzir o tempo de recuperação.

Sua fórmula complexa, equilibrada e ultra concentrada em óleos essenciais 100% puros e naturais, possui grande poder de penetração e está pronta para ser usada.

 

Postagens Recentes
0

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar