Massagem e Aromaterapia: Os Benefícios da Massoterapia Aliada à Aromaterapia

 em Tratamentos estéticos profissionais e massoterapia

Método terapêutico milenar, a massagem possui virtudes excepcionais e proporciona inúmeros e incontestáveis benefícios para o organismo. Ela promove o relaxamento físico e mental, favorece o sono, ajuda a prevenir doenças, melhora a circulação sanguínea e linfática, elimina o cansaço, ajuda a tratar doenças respiratórias como a asma, age sobre a constipação e melhora a digestão.

Contrariamente ao que muitos pensam, a massagem é muito mais do que tocar e friccionar a pele e os músculos. A massoterapia possui uma ação sobre quase todos os sistemas do corpo.

A massagem promove inúmeros benefícios, muitos deles ligados ao afluxo sanguíneo que favorece a oxigenação dos tecidos cutâneos, músculos e órgãos, bem como a evacuação das toxinas e a redução da acidez celular. Além disso, são inegáveis os seus benefícios psicológicos associados à redução do stress.

A Aromaterapia

A aromaterapia é um ramo da fitoterapia que possui várias finalidades terapêuticas, sejam elas preventivas, curativas, relaxantes, estéticas, de conforto e bem-estar. É um ramo especializado que trabalha apenas com a parte do mundo vegetal que possui aroma. Das plantas aromáticas são extraídos os óleos essenciais, substâncias altamente concentradas e ativas, que muitos estudiosos denominam de a “alma da planta”. Pode-se dizer que a aromaterapia possui a genialidade de transformar uma planta do estado sólido para o estado líquido, na forma de óleo essencial.

Efeitos da massagem sobre o Sistema Tegumentar

A massoterapia causa um impacto direto e efetivo sobre o sistema tegumentar (a pele). A fricção realizada sobre a pele aumenta a temperatura do corpo e provoca a dilatação dos vasos sanguíneos e uma melhoria da circulação sanguínea. Isso vai permitir uma melhor vascularização, oxigenação e nutrição dos tecidos, pois o sangue rico em nutrientes atinge a superfície da pele e facilita a eliminação de suas toxinas, deixando-a suave, macia e tonificada.

Esses efeitos geram muitos benefícios na redução da celulite.

A aromaterapia, por meio do uso dos óleos essencias, otimiza os gestos mecânicos do massoterapeuta. O óleo Bleuet Essencial possui óleos essenciais de laranja, cipreste e alecrim que agem diretamente sobre a circulação sanguínea, linfática, drenagem de toxinas e regeneração da pele. Ele é ideal para massagens faciais pois nutre profundamente a pele e atua na regeneração celular deixando-a cheia de vida.

Apesar dos inúmeros benefícios, é preciso ressaltar que as pessoas portadoras de problemas de pele necessitam de uma prévia avaliação médica para saberem se a massagem lhes será ou não aconselhada. Em casos como acne, queimaduras, bolhas, herpes, psoríasis, rosácea, úlceras, eczema e outras, a massagem será contraindicada.

Os efeitos da massagem sobre os sistemas muscular e esquelético

É comum as pessoas procurarem um massoterapeuta quando elas estão com algum problema muscular. Os efeitos mais evidentes da massagem sobre a musculatura é o alívio da tensão muscular, a redução da dor, do cansaço e o aumento da flexibilidade.

Algumas técnicas de massagem, sobretudo quando associadas aos óleos essenciais com propriedades antiespasmódicas e antálgicas, reduzem a frequência e a intensidade dos espasmos musculares e aliviam a dor.

Sessões de massagem frequentes são indicadas para o tratamento da fibromialgia, cansaço muscular, câimbras, distrofia e tensões musculares. Nesses casos, a associação de óleos essenciais com propriedades anti-inflamatórias, antálgicas e drenantes melhoram muito o resultado

A técnica do pétrissage melhora o tônus muscular e elimina os agentes tóxicos dos músculos. Esta evacuação de toxinas cria um ambiente propício à regeneração das células. Nas pessoas sedentárias, o estímulo muscular feito pela massagem diminui a atrofia (perda de músculos).

Durante a massagem as fibras musculares são mobilizadas, isso evita a formação de aderências. Este termo, muito usado nos EUA, descreve mini cicatrizes ou nós que se formam em nível celular e que podem reduzir a força e a flexibilidade dos músculos e causar dores. A técnica do palper-rouler é muito eficaz para eliminar as aderências.

A massagem favorece a recuperação dos esportistas após uma prova ou um grande esforço. Um estudo recente trata do mecanismo bioquímico responsável pela atenuação da inflamação graças à massagem. 

O óleo Bleuet Movimento é uma associação complexa e equilibrada de 10 óleos essenciais em alta concentração com propriedades anti-inflamatórias, antálgicas, drenantes, antirreumáticas e ativadoras da circulação. Devido às propriedades de seus óleos essenciais eles promovem um grande alívio, conforto e uma rápida recuperação muscular.

Sobre o sistema esquelético a massagem promove um aumento da retenção de minerais em razão do aumento da circulação sanguínea na região.

Assim, podemos dizer que a massagem atenua dores, reduz tensões, alonga os músculos e tonificam o corpo.

Os Efeitos da Massagem sobre o Sistema Nervoso

Os efeitos da massoterapia sobre o sistema nervoso são inúmeros. Há uma redução do stress, da ansiedade e aumento do relaxamento. As pessoas que recebem massagens frequentes têm suas dores atenuadas devido ao aumento da produção de endorfina. Estudos demonstram que a massagem contribui para um sono de melhor qualidade e mais reparador.

A massagem associada ao óleo Bleuet Calma acentua os benefícios do relaxamento. Ele é uma associação, deliciosamente perfumada, de óleos essenciais relaxantes, calmantes, antiespasmódicos e antálgicos que proporcionam enorme bem-estar. Ele atua pela via olfativa causando o relaxamento imediato e sobre a musculatura aliviando as dores causadas pela tensão emocional.

Os Efeitos da Massagem sobre o Sistema Nervoso

A massagem favorece a liberação de certos hormônios que reduzem os níveis de stress e depressão. O aumento de serotonina e noradrenalina promovem o relaxamento. Além disso, ele ajuda a diminuir os níveis de cortisol no corpo, o que reduz os níveis de stress e fortalece o sistema imunológico.

Por causa dos efeitos da massagem sobre o sistema endócrino, pessoas com hipo ou hipertireoidismo, diabetes, hipoglicemia e outros devem consultar um médico antes de se submeterem à massoterapia.

Os Efeitos da Massagem sobre o Sistema Circulatório

A massoterapia traz um grande benefício para o sistema circulatório sanguíneo e linfático. Ela auxilia na circulação de retorno venoso, na eliminação do excesso de líquidos e toxinas. Inchaços são diminuídos. A massagem é igualmente reconhecida por estimular os linfócitos no sangue o que aumenta a função do sistema imunológico.

As massagens favorecem a eliminação das toxinas, a circulação venosa e a drenagem da linfa, condições que ajudam na purificação e desintoxicação do organismo. A massagem previne e trata a sensação das pernas pesadas.

O creme Bleuet Leveza, ultrafino e ultrafresco, é rico em óleos essenciais com propriedades ativadoras da circulação, venotônicas e analgésicas. E em extratos de plantas anti-inflamatórias. Possui ainda mentol natural que promove um frescor e alívio  imediato da sensação de pernas pesadas.

As pessoas portadoras de anemia, problemas cardíacos, enxaquecas, acidentes vasculares cerebrais, lúpus, linfoedemas e fadiga crônica devem consultar um médico antes de se submeterem à massoterapia.

Os Efeitos da Massagem sobre o Sistema Respiratório

A massoterapia atua sobre o sistema respiratório, pois ela contribui para o fortalecimento dos músculos respiratórios e consequentemente melhoram de forma global a função pulmonar. A massagem beneficia portadores de asma, apnéia, broquite, laringite e sinusite.

Os Efeitos da Massagem sobre o Sistema Digestivo e Urinário

Os sistemas digestivo e urinário se beneficiam da massoterapia. Para o sistema digestivo, a massagem contribui ao bom funcionamento do intestino, eliminação dos gases e alívio a constipação. Ela pode estimular o processo digestivo geral.

Para o sistema urinário, a massagem ajuda a aumentar o volume de urina e, consequentemente, favorece a eliminação de rejeitos metabólicos, purificando o corpo.

As pessoas com anorexia ou bulimia podem ser beneficiadas pela massagem devido à diminuição da ansiedade que ela causa.

Benefícios da Massagem sobre os Aspecto Psicológico

Ao mesmo tempo em que age sobre o corpo, a massagem produz efeitos positivos sobre a parte psicológica do indivíduo. Ela promove um relaxamento profundo, favorecendo o bem-estar global, o bom humor auxiliando assim na luta contra o stress, ansiedade e estados depressivos.

Postagens Recentes
0

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar