Oléos Essenciais: Entenda o Que São e Seus Benefícios

 em Conhecendo a Aromaterapia

 

Face aos problemas do cotidiano a aromaterapia nos propõe diferentes soluções. Ela é um ramo da fitoterapia que se baseia na utilização de óleos essenciais. Mas o que são os óleos essenciais, quais são suas reais propriedades e quais precauções devem ser observadas no seu uso?

Os óleos essenciais

Extraídos de plantas odorantes (cascas, flores, folhas, troncos) os óleos essenciais são uma riqueza inestimável que a natureza oferece para o nosso bem-estar e para a nossa saúde. Consciente das suas múltiplas propriedades e eficácia, as indústrias cosmética e farmacêutica usam cada vez mais os seus benefícios. Eles são muito complexos, um óleo essencial é composto de 50 a 200 moléculas. É essa complexidade que assegura a sua força e as suas múltiplas indicações. Diferentemente dos óleos vegetais, os óleos essenciais não são gordurosos e são solúveis em óleo e álcool. Eles são o concentrado da planta, a sua “alma”.  Eles possuem um poder extraordinário e uma tal força que uma ínfima quantidade basta para garantir a eficácia e o resultado desejados.

Extração dos óleos essenciais

O método de extração mais usado é o método por vapor d´água, em alambique. Ele é bastante simples. O vapor d´água passa através do tecido vegetal, as células que contêm os óleos essenciais explodem, eles são liberados e se misturam ao vapor d´água. Posteriormente, eles serão colocados em um condensador e serão separados. Encontraremos o óleo essencial, o hidrolato e a água floral. Os preços elevados desses produtos se explicam, em parte, pela grande quantidade necessária de plantas para obtê-los. Para um litro de óleo essencial de rosa são necessárias 5 toneladas de pétalas.

Cada óleo essencial possui a sua identidade, possui propriedades diversas e específicas, todavia, eles têm pontos em comum: têm propriedades antissépticas e antibacterianas; podem purificar a atmosfera porque eles são voláteis; podem ser utilizados em massagens porque eles permeiam facilmente e rapidamente a barreira cutânea.

Conclusão

Os óleos essenciais são produtos maravilhosos oferecidos pela natureza. Possuem grande poder e extrema eficácia. Mas é preciso ter cuidado ao manipulá-los. Apesar de naturais eles são extremamente concentrados e ativos. É preciso conhecê-los para utilizá-los e o seu conhecimento é uma verdadeira ciência.

Os óleos essenciais são, certamente, o melhor que podem nos oferecer as plantas, são um concentrado de virtudes, precisamos valorizá-los!

Postagens Recentes
0

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

oleos-essenciais-no-dia-a-dia