5 Dúvidas Que Você Sempre Teve Sobre Óleos Essenciais

 em Conhecendo a Aromaterapia

Em todo o mundo, os óleos essenciais estão presentes nos cosméticos, nos produtos destinados ao bem-estar e invadem as gôndolas das farmácias. Você os conhece? Trago para você uma rápida atualização em 5 pontos.

1.      O Que São os Óleos Essenciais?

A sua denominação nos engana. Diferentemente dos óleos vegetais (óleo de amêndoas, semente de uva, girassol etc), os óleos essenciais não são gordurosos. Muito voláteis, eles são concentrados de componentes aromáticos das plantas. Em regra, eles são obtidos por meio de destilação a vapor de água, feita em alambiques. Leia mais 7 benefícios dos óleos essenciais para o dia-a-dia aqui

Cada óleo essencial é composto de moléculas bioquímicas específicas. A composição de cada um é cuidadosamente analisada, por meio de testes específicos, para que se possa conhecer as suas moléculas e determinar a sua ficha técnica. É a sua composição bioquímica que nos permite explicar, cientificamente, as suas virtudes, indicações e contraindicações.

2.      Os Óleos Essenciais São Eficazes?

A eficácia dos óleos essenciais é inegável. Vários estudos científicos demonstram as suas maravilhosas ações anti-inflamatórias, antissépticas, antirreumáticas, regeneradoras, ativadoras da microcirculação, antiespasmódicas, relaxantes dentre tantas outras.

Na cosmetologia, as suas virtudes são bem conhecidas e muito exploradas pelos grandes laboratórios que os utilizam há anos em seus produtos de beleza. Os seus efeitos regeneradores, cicatrizantes, circulatórios e drenantes são amplamente utilizados para tratamentos estéticos corporais, no combate da celulite, gordura localizada, flacidez, estrias e nos tratamentos faciais para manter a hidratação e rejuvenescimento da pele.

Por serem lipófilos, eles possuem uma grande capacidade de permeação cutânea, atravessam rapidamente todas as camadas da pele e levam seus princípios ativos para os tecidos que precisam deles.

3.   Os Óleos Essenciais São Perigosos?

Alguns óleos essenciais são tóxicos, contudo, não é esse o caso da maioria.

Eles são muito benéficos quando suas dosagens são respeitadas, para isso é preciso conhecê-los.

Algumas das suas principais contraindicações são as seguintes:

  • Os óleos essenciais são desaconselhados durante os três primeiros meses de gravidez;
  • Os óleos essenciais de frutas cítricas são fotossensibilizantes e devem ser usados à noite;
  • Os óleos essenciais não devem ser aplicados puros sobre a pele, alguns podem causar queimaduras.

4.   Por Que os Óleos Essenciais São Tão Caros?

Os óleos essenciais exigem uma grande quantidade de plantas para a sua fabricação. Por exemplo, para obtermos, em média, 700g de óleo essencial de lavanda, são necessários 100 quilos de planta. E há ainda os óleos raros (rosa, jasmim, santal) que exigem uma quantidade muito maior de plantas para se obter um quilo de sua essência. O óleo essencial de Rosa de Damas, exige, em média, quatro toneladas de pétalas para obter um quilo de essência. Essa é uma das razões de seu alto custo.

Eles são produtos muito concentrados, para o Dr. Valnet, eles são a parte atômica da planta. É o que de mais precioso a natureza nos oferece por meio das plantas.

No mercado, existem muitos produtos que são vendidos como óleos essenciais, mas não são. Há produtos sintéticos que não tem nenhuma das ações dos óleos essenciais. Estes são naturais, puros e ativos. É preciso ter cuidado no momento da compra.

5.      Como São Usados os Óleos Essenciais?

Em razão das suas propriedades, os óleos essenciais são usados de várias maneiras para o cuidado com o corpo. Todavia, a forma mais segura de utilização, e também de grande eficácia, é o seu uso sobre a pele, em massagens locais ou corporais. Como já dito, por serem lipófilos eles possuem um grande poder de permeação, atravessam rapidamente as camadas da pele e atingem a microcirculação em poucos minutos. Assim, eles agem localmente, sobre as regiões em que são aplicados e também de forma sistêmica, uma vez que viajam pelo nosso corpo pelo sistema circulatório.

Postagens Recentes
0

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

aromaterapia-yoga-como-aliar-oleos-essenciais