Sensação de Pernas Pesadas: O Que É e Como Combater

 em Bem-estar

A sensação de peso nas pernas é um desconforto que pode vir acompanhado de dores e inchaços. Esse mal-estar deve ser levado a sério porque, se não tratado, ele pode causar complicações graves. Por isso, é sempre importante ter o acompanhamento de um médico.

A sensação de pernas pesadas, ou insuficiência venosa leve ou moderada, deve-se a uma má circulação sanguínea nos membros inferiores. Eles são, particularmente, atingidos por esse tipo de problema, tendo em vista que o sangue deve lutar contra a gravidade para fazer o seu retorno ao coração.  

As veias devem funcionar bem para conseguir fazer com que o sangue suba, naturalmente, dos pés até o tórax. As contrações dos músculos das pernas também possuem um papel importante no retorno venoso: elas agem como bombas, facilitando o retorno sanguíneo. Por isso, a atividade física favorece a circulação sanguínea e é tão importante para prevenir e tratar o problema. As pessoas mais sujeitas às pernas pesadas são as sedentárias.

Pernas pesadas, o desconforto

Em regra, a sensação de peso, inchaço e dores nas pernas se agravam com o calor e são mais evidentes no final do dia. Eles são os sinais de uma insuficiência venosa, que chamamos popularmente de “má circulação de retorno”.

A insuficiência venosa corresponde à incapacidade de as veias fazerem o sangue subir dos pés ao coração. Essa dificuldade causa as estases. Aparece, então, a sensação de peso nas pernas, que pode vir acompanhada de formigamentos, inchaços e dores. Não tratada, a insuficiência venosa pode, posteriormente, causar a formação de varizes e flebites, por exemplo. E ainda, ser a causa de problemas estéticos como a celulite.

Veja Aqui 8 Maneiras de Combater a Sensação de Pernas Pesadas no Dia a Dia

POR QUE MULHERES SENTEM MAIS A SENSAÇÃO DE PERNAS PESADAS?

O problema das pernas pesadas atinge, principalmente, as mulheres. Isso se deve, sobretudo, às questões hormonais:

  • Os hormônios femininos, progesterona e estrógeno, tem ação direta sobre os vasos sanguíneos;
  • Nas mulheres grávidas, por causa de sua particular taxa hormonal, o risco de insuficiência venosa é ainda maior;
  • Contraceptivos podem também agravar esse processo.

PERNAS PESADAS EM PESSOAS IDOSAS

Pernas Pesadas Em Idosos

Normalmente, o envelhecimento é acompanhado de uma insuficiência venosa porque as veias perdem um pouco do seu tônus natural.  Por conta disso, surgem os desconfortos. Tendo em vista que o processo de envelhecimento causa ou agrava a insuficiência venosa, eles devem ser tratados desde o seu aparecimento, mesmo que na juventude, para evitar um sofrimento maior na velhice.

PRINCIPAIS CAUSAS DE PERNAS PESADAS EM IDOSOS

Na maioria dos casos, as pernas pesadas têm uma origem hereditária, ou seja, existe uma predisposição genética. Mas existem muitos fatores externos que agravam esse quadro e contra os quais é possível agir. Por exemplo, o sedentarismo e o excesso de peso são podem estar intimamente ligados à má circulação. E também, há algumas profissões que favorecem esse desconforto, como aquelas que impõem um trabalho de pé ou sentado durante longos períodos ou são desenvolvidas em ambientes muito quentes. Em casos mais graves, uma reorientação profissional pode ser indicada.

Para detectar o que está na origem do problema de pernas pesadas é preciso conhecer como funciona a circulação sanguínea:

  • O sangue é propulsado pelo coração nas artérias para oxigenar todas as células do corpo;
  • Posteriormente, esse sangue retorna ao coração pelas veias. Fala-se, aqui, de retorno venoso. Para subir até o coração, o sangue deve lutar contra a força da gravidade;
  • A contração muscular da perna e a pressão sobre a planta dos pés durante o ato de caminhar, comprimem as veias e ajudam o sangue a subir;
  • Para impedir o sangue de voltar, as veias são equipadas de pequenas válvulas. Mas elas são frágeis, pequenas alterações no meio podem fazer com que elas não funcionem bem e que, consequentemente, o sangue tenha dificuldades para subir. Isso causa estases nas pernas;
  • Essas estases causam o desconforto e, se não tratado, causam o aparecimento das varizes. Para evitar o agravamento dessa disfunção, algumas medidas simples podem ser tomadas.

OUTRAS CAUSAS DA SENSAÇÃO DE PERNAS PESADAS:

Principais Causas das Pernas pesadas

Certos fatores podem agravar o fenômeno das pernas pesadas, são eles:

– Excesso de peso. Ele diminui, consideravelmente, o retorno venoso;

– Sedentarismo;

– Roupas muito apertadas;

– Prática de esportes de alto impacto;

– Uso de sapatos apertados e com salto alto;

– Calor, que contribui para dilatar as veias e reduzir o seu tônus;

– Ficar de pé ou sentado por muito tempo sem estimulação muscular.

COMO PREVENIR A SENSAÇÃO DE PERNAS PESADAS E CANSAÇO

Prevenir é melhor do que tratar:

A prevenção do fenômeno das pernas pesadas é importante para evitar o surgimento e o agravamento do problema. Para tanto, é preciso manter uma boa higiene de vida. Existem algumas pequenas medidas que, ao serem tomadas, aliviam muito a sensação de peso nas pernas.

Deve-se evitar:

  • O sobrepeso com uma alimentação balanceada;
  • O sedentarismo;
  • Ficar longos períodos sem se mexer em posição sentada ou de pé;
  • Cruzar as pernas;
  • Fumar;
  • Usar sapatos apertados e os saltos altos.

Deve-se procurar:

  • Fazer exercícios físicos regularmente: essa é uma recomendação básica, mas extremamente importantes. Devem ser privilegiados a caminhada, a bicicleta e exercícios de baixo impacto;
  • Beber regularmente 1,5 l de água por dia;
  • Comer com moderação privilegiando frutas, legumes, cereais e óleos vegetais;
  • Descansar com as pernas para cima e ficar nessa posição por alguns minutos;
  • Massagear as pernas, de baixo para cima, com um creme rico em ativos naturais de plantas, para favorecer o retorno venoso

SOLUÇÃO PARA PERNAS PESADAS: O QUE FAZER PARA PREVENIR E COMBATER

creme-para-pernas-pesadas

  • Os cremes para Pernas Pesadas: Eles proporcionam um verdadeiro alívio!

Os cremes contra as pernas pesadas visam a aliviar a sensação de peso, dores e inchaços que aparecem, sobretudo, no final do dia. Seus ativos, em regra, proporcionam uma agradável sensação de frescor, que é muito apreciada, principalmente, quando as pernas estão inchadas.

Esses produtos não tratam a insuficiência venosa mas aliviam eficazmente os sintomas, mesmo os mais severos.

2) Utilizar as plantas (fitoterapia e aromaterapia)

Certas plantas são reconhecidas por suas propriedades que aliviam as pernas pesadas e agem sobre a circulação sanguínea e linfática, sobre as veias, sobre os edemas e sobre a dor.

3) Uma ação sobre a circulação

As plantas, na forma de extratos e óleos essenciais, possuem um grande poder descongestionante. Elas ativam a circulação sanguínea e linfática e impedem assim a retenção de água nos tecidos, que é a responsável pelo inchaço das pernas.

Algumas dessas plantas são igualmente utilizadas contra a celulite, que é um dos sintomas de uma má circulação sanguínea e linfática.

4) A aplicação do creme

Como para um creme anticelulite, o creme para pernas pesadas é mais eficaz quando aplicado em massagem para estimular ainda mais a circulação e descongestionar as pernas pesadas. A aplicação é sempre ascendente, de baixo para cima para ajudar o sangue a subir e não agravar a estagnação.

5) Consultar um médico

Em caso de pernas pesadas, inchaços, dores é melhor falar com o médico. As dores nas pernas podem ter várias origens: venosas, nervosas, musculares e ósseas. Só o médico poderá fazer um diagnóstico e encontrar as soluções adequadas para manter a saúde. Por isso, desde os primeiros sinais de insuficiência venosa (pernas pesadas,inchaços…) é preciso consultar um médico.

CREME INDICADO PARA COMBATER PERNAS PESADAS

Creme Bleuet Leveza: Creme fitoaromático para o cuidado das pernas pesadasLeveza Bleuet Oleos Essenciais

 

Creme ultrafresco e ultrafino para o alívio da sensação de pernas cansadas e pesadas. Composto de uma associação complexa e hiperconcentrada de óleos essenciais, extratos vegetais e mentol natural que tem a propriedade de provocar um frescor imediato, intenso e prolongado. Seus princípios ativos, com propriedades ativadoras da circulação sanguínea e linfática, analgésicos, anti-inflamatórios, são liberados diretamente sobre as zonas a serem tratadas. Estimulam a microcirculação, agem contra os edemas, aliviam a dor, a sensação de cansaço e fortalecem os capilares para evitar o aparecimento de varizes e melhorar o estado das já existentes.

Postagens Recentes
0

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

pernas-pesadas-como-resolver